O Sistema Límbico está relacionado intrinsecamente com a regulação dos processos Emocionais e do Sistema Nervoso Autônomo.
Funções principais:
a- Regular os processos emocionais;
b- Regular o SNA;
c- Regular processos motivacionais essenciais à sobrevivência da espécie e do indivíduo (fome, sede, sexo).
Função secundária:
a- Alguns componentes do sistema límbico se relacionam ao mecanismo da memória e aprendizagem e participam da regulação do sistema endócrino.
Fonte: UNIFESP Virtual.
Estruturas principais do Sistema Límbico:
- Giro do Cíngulo:
Sua porção frontal coordena odores, e visões com memórias agradáveis de emoções anteriores. Esta região participa ainda, da reação emocional à dor e da regulação do comportamento agressivo.
- Hipocampo:
Está envolvido com os fenômenos da memória de longa duração.
Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação.
- Hipotálamo:
Controla as funções vegetativas, que são condições internas do corpo, como a temperatura, o impulso para comer e beber, etc. Seu controle está relacionado com o comportamento.
Ele desempenha também um papel nas emoções. Parece estar envolvido com o prazer e a raiva, à aversão, ao desprazer e a tendência ao riso incontrolável.
Quando funciona de modo inadequado pode levar aos ataques de pânico.
- Tálamo:
Está correlacionado com as reações da reatividade emocional do homem e dos animais.
- Área Septal:
Esta região se relaciona com as sensações de prazer, principalmente aquelas associadas às experiências sexuais.
- Corpo Amigdalóide (Amígdala):
É o centro identificador de perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para fugir ou lutar.
Em humanos, a lesão da amígdala faz, entre outras coisas, com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora, como a visão de uma pessoa conhecida. Ele sabe quem está vendo mas não sabe se gosta ou desgosta da pessoa em questão.
- Tronco cerebral:
Participa de mecanismos de alerta, vitais para a sobrevivência do indivíduo, como na manutenção do ciclo vigília-sono.
- Área Tegmental Ventral (um dos núcleo do tronco encefálico):
Localizado no tronco cerebral, secreta dopamina. A descarga espontânea ou a estimulação elétrica dos neurônios da região dopaminérgica mesolímbica produzem sensações de prazer, algumas delas similares ao orgasmo. É a região envolvida com questões de vícios ( dependências químicas e não químicas).