link

Site: saudeemocional.org Contato: dr.fabiopq@gmail.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Causas da Ansiedade Patológica.



     Existem diversas teorias sobre a etiologia da Ansiedade Patológica. De modo resumido podemos citar dois grandes grupos. As teorias psicológicas e as teorias biológicas. Dentro destes grupos ainda podemos fazer várias subdivisões. De maneira bastante resumida, segundo Kaplan (1997) teríamos:

Teorias Psicológicas:


1. Teorias Psicanalíticas: Freud propõe em 1926, que a ansiedade seria um sinal para o ego de que um instinto inaceitável que está exigindo representação e descargas conscientes. Como sinal a ansiedade ativa o ego, para que este tome medidas defensivas contra as pressões interiores. Caso a ansiedade se eleve acima do baixo nível de intensidade característico de sua função como sinal, pode emergir com toda a fúria de um ataque de pânico.

2. Teorias Comportamentais: Ansiedade é uma resposta condicionada a estímulos específicos.

3. Teorias Cognitivas: Os pacientes com ansiedade tendem a superestimar o grau e a probabilidade de perigo em uma determinada situação e a subestimarem suas capacidades de enfrentarem as ameaças percebidas a seu bem-estar físico ou psicológico.

4. Teorias Existenciais: As pessoas tornam-se conscientes de um profundo vazio em suas vidas, uma percepção que pode tornar-se ainda mais perturbadora do que a aceitação da inevitabilidade da morte. A Ansiedade é a resposta do indivíduo a este imenso vazio de existência e significado.

Teorias Biológicas:


1. Superestimulação do sistema nervoso autônomo simpático.

2. Desregularão no funcionamento de neurotransmissores: Noradrenalina, Serotonina e GABA.

3. Dentre as teorias biológicas ainda existem achados de alterações em imagens cerebrais, mostrando alterações neuroanatômicas, principalmente no sistema límbico, lobos temporais e regiões pré-frontais, além de um componente genético variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário