Algumas definições possíveis são:
- Proposta por Schwartz e Weiss (1978) “Um campo interdisciplinar interessado na integração e desenvolvimento científico e técnico dos aspectos psicossociais, biomédicos e comportamentais relevantes à saúde e a doença e na aplicação desses conhecimentos e técnicas na prevenção, etiologia, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças”.
- De acordo com Juan F. Godoy (1996), Medicina Comportamental se define como “amplo campo de integração de conhecimentos que procedem de disciplinas muito diferentes, entre as quais cabe destacar (como pode depreender-se da rotulação outorgada à área) as biomédicas (anatomia, fisiologia, endocrinologia, epidemiologia, neurologia, psiquiatria etc.) por um lado, e as psicossociais (aprendizagem, terapia e modificação de comportamento, psicologia comunitária, sociologia, antropologia etc.), por outro. Tais conhecimentos dirigem-se à promoção e manutenção da saúde e à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da doença”.
- É um campo de conhecimento interdisciplinar que “focaliza a interação entre o cérebro, mente, corpo e comportamento e as poderosas formas nas quais os fatores emocional, social, espiritual pode afetar diretamente a saúde” (NCCAM Publication Nº D239, agosto/2005).
"Constitui uma abordagem que, propondo o uso de métodos comportamentais fundamentados em processos de aprendizagem, contribui para o alívio do sofrimento emocional e a melhora de qualidade de vida. Hoje, cada vez mais a Medicina Comportamental vem se aliando às técnicas da Medicina convencional, ganhando contornos de uma abordagem de suma importância, principalmente considerando-se a relação custo-benefício, com recursos terapêuticos poderosos, fundamentados na relação mente-corpo. Destacam-se como técnicas relevantes desse campo as técnicas de relaxamento e o biofeedback, as terapias cognitivo-comportamentais, a hipnose, práticas meditativas e as estratégias de ”life management coaching”.No Brasil, a Medicina Comportamental, ainda numa fase embrionária, vem sendo implantada, no meio acadêmico, por iniciativa do Prof. Dr. José Roberto Leite, como um corpo de conhecimento e de técnicas cujo objetivo fundamental é o de propor ações que aumentem a eficácia das estratégias convencionais."
Extraído do site: www.cemco.com.br, (visto outubro/2011).
Acrescento que o novo campo chamado Psicologia Positiva possui muitas ferramentas úteis para a Medicina Comportamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário